Para uma reflexão sobre a história social, política e cultural de Ipatinga nas décadas de 1980 e 1990
O livro de Beto Souto - Professor e Poder na Escola Pública -, publicado em 2007, faz um análise das relações de poder no âmbito educacional de Ipatinga, tendo como foco principal a ação dos Profissionais da Educação, em suas várias inserções no espaço público, seja na escola, no sindicato, na comunidade e nas decisões que envolvem os gestores educacionais com os problemas da Educação Pública. A participação popular, através da eleição direta para Diretor(a) de Escola, a formação dos Conselhos Escolares, os Grêmios Estudantis e o Sindicato, foram instrumentos utilizados na busca de uma Escola de Qualidade para todos.
O Livro de Marilene Tuler - Reinventando a Utopia: A Caminhada dos Franciscanos no Vale do Aço - publicado em 2010 -, analisa as relações de poder a partir da vinda dos frades Franciscanos para o Vale do Aço, mais especificamente, para Ipatinga. Mostra como as relações sociais e democráticas alteraram com a chegada desses religiosos no âmbito da comunidade e da própria Igreja Católica, destacando sua importância para a criação de relações democráticas na gestão pública. Enfoca os problemas sociais enfrentados pelos frades na época, como a questão da moradia, da reforma agrária, do desemprego e das relações sindicais, que terminaram por construir um tipo de governo municipal com um jeito novo de governar.
Esses dois livros preenchem lacunas importantes na história social de Ipatinga, mesmo sabendo que são temas que não se esgotam em uma única análise. Os autores foram personagens que vivenciaram os momentos relatados e analisados, o que dá grande credibilidade ao que foi produzido. Contribuem, com seus trabalhos, para uma melhor compreensão do tempo vivido e do momento atual, que necessariamente, é resultado, mesmo que parcial, do que vivenciamos no final do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário