quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Livro Frans Kracjberg - Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo

 

Livro Frans Kracjberg

Roseli Ventrella e Silvia Bortolozzo

Introdução

Excelente livro sobre o artista Frans Kracjberg, inserido nas questões da arte em geral,  muito útil principalmente para se trabalhar em escolas com o objetivo de educar os alunos para as questões da arte e das preocupações com o meio ambiente. Como não temos a disciplina de Artes nas escolas, poderia utilizar a obra do escultor em temas transversais, tanto em Língua Portuguesa como em História, esta é minha sugestão, principalmente nas escolas de Nova Viçosa.

Desenvolvimento do texto

As autoras produziram um texto de fácil leitura e com uma composição visual muito atraente para qualquer tipo de leitor, e principalmente para os alunos das escolas. Começam o livro fazendo uma análise dos Movimentos artísticos europeus em que Kracjberg conviveu em seus estudos e em contato com amigos pintores e escultores. Mas Kracjberg não se enquadra em nenhum, adotando uma postura própria, como um Kafka que também, na literatura, terminou por criar sua própria escola, chegando a ser chamada de Kafkiana. Continuando o estudo, inserem no texto sempre alguma imagem das obras de Kracjberg ou de outro pintor, além das falas mais importantes sobre sua obra e a preservação do meio ambiente e, o que é essencial, leva o aluno a produzir sua própria arte utilizando as técnicas da escultura de Kracjberg. A sensibilização do aluno sobre a importância de se preservar o meio ambiente como garantia da permanência da vida humana no planeta é enfatizada durante todo o livro. Apresenta um mapa do Brasil com as áreas da Mata Atlântica à época do Descobrimento, em 1500, e a atual situação desta vegetação nos dias atuais, salientando pela imagem do mapa como foi violento o desmatamento e a exploração sem limites deste nosso patrimônio ecológico e histórico. Pelo mapa vemos como ficou a Mata Atlântica nos dias atuais, com apenas alguns focos dispersos ao longo do litoral brasileiro, ressaltando que apenas o sul da Bahia, local onde o escultor veio se instalar, preserva uma porção maior da mata original. Explica as autoras todo o processo de criação da arte de Kracjberg, tanto na coleta de matéria-prima, como as árvores queimadas pelas madeireiras, e o processo artesanal de feitura da tinta utilizada nas esculturas, também tirada da natureza, principalmente nas regiões de Itabirito, Minas Gerais, que possui muita quantidade de minério de ferro e outros minerais. Kracjberg restaura a vida à uma natureza morta em forma de arte que clama por justiça com o meio ambiente natural. É um grito de alerta para todas as gerações revelando o risco que corremos ao destruir nossa casa maior em nome da ganância capitalista. É um trabalho didático que deveria ser incentivado e utilizado nas escolas e nas comunidades. Excelente livro produziram as autoras. Não deixe de ler. Abaixo o mapa da Mata Atlântica antes e hoje (p. 56).

Situação preocupante para todo cidadão consciente de seu papel social




Postagem em destaque

O Livro Negro do Comunismo - Vários Historiadores

Introdução Só pela leitura dos textos das capas e orelhas do livro já deixa claro o sonho desfeito e o terror implantado pela Revolução de 1...

Postagens mais visitadas